Aquecimento global: principais pontos
EFEITO ESTUFA
É um fenômeno natural. Os gases que compõem a atmosfera retêm no planeta parte do calor recebido do Sol. Esse efeito é potencializado e se torna prejudicial, provocando o aquecimento global, quando há um aumento na concentração dos gases do efeito estufa – como o dióxido de carbono, liberado por indústrias, veículos, desmatamento e agropecuária.
CONSEQÜÊNCIAS
O aumento do efeito estufa provoca a elevação da temperatura média da Terra. Se continuar, projetam-se seis possibilidades: no melhor dos casos, até 2100 haverá um aumento entre 1,1 ºC e 2,9 ºC na temperatura. A pior situação prevê um aumento entre 2,4 ºC e 6,4 ºC.
PROTOCOLO DE KYOTO
É um acordo internacional destinado a diminuir os gases do efeito estufa. Prevê que os países desenvolvidos devem cortar suas emissões de CO2 e outros gases para 5% abaixo dos níveis de 1990 até 2012. Os EUA não ratifi cam o protocolo. Brasil, China e Índia participam, mas não têm a obrigação de reduzir as emissões.
BIODIVERSIDADE
É a variedade de espécies de vida na Terra e os complexos ambientais de que fazem parte. Está sendo reduzida, pela destruição dos habitats provocada pelo homem. O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade no planeta.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
É a busca de conciliar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente. É um tema-chave para governos, empresas e cidadãos, pois, se o ritmo de exploração do planeta continuar, não haverá água, energia nem recursos suficientes para preservar a vida no futuro.
BRASIL
Contribui para o efeito estufa, sobretudo,com o desmatamento da Amazônia. Embora o país tenha diminuído, não há uma política clara de proteção da floresta, em razão da pressão para ocupar a área e desenvolver a economia em detrimento dos impactos ambientais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário